sábado, 11 de novembro de 2006

NIRVANA


Em 1984, Kurt Cobain e Krist Novoselic começaram a tocar juntos em alguns ensaios, mas sem compromisso. Ambos frequentavam a mesma escola e assistiam a ensaios dos Melvins, uma banda muito conhecida da Seattle scene.
Em 1985, Kurt dá à luz o seu primeiro projecto, os Fecal Matter. A banda durou cerca de um ano e, juntamente com Krist, e com um tal de Steve Newmon formaram posteriormente os Stiff Woodies. Nos meados de janeiro de 1987, Aaron Burckhardt, passa a ser o baterista do trio que muda então de nome para Skid row. Seguiu-se uma longa jornada com mudanças de nome e de baterista. A banda fecha o primeiro contracto discografico em fevereiro de 1988, já com o nome de Nirvana e com Chad Channing como baterista definitivo. O primeiro compacto foi lançado em novembro do mesmo ano pela Sub-pop e tinha como nome "Love-buzz/ big Cheese", e o primeiro album em 15 de junho, "Bleach". Depois um tour pelos Estados Unidos e outra pela Europa, Chad abandona a banda, por motivos de insatisfação.
Em setembro de 1990, kurt e krist assistem a um concerto dos Scream e ficam de olhos arregalados pelo baterista, David Eric Grohl. Entretanto os Scream separaram-se e kurt não perdeu a oportunidade de recrutar o rapaz que ele considerava "o melhor baterista do mundo".
Com a chegada de Dave Grohl chegaram momentos de grande prosperidade. Os Nirvana assinaram contrato com a gravadora Geffen no dia 30 de Abril de 1991, e em agosto lançaram o segundo album. O "Nevermind" é um dos três melhores albuns da história do rock, e o melhor album dos Nirvana, conseguiu destronar o album "dangerous" de Michael Jackson do topo dos tops. Seguiram-se varias tours, passando pelo Brazil, Europa e EUA.
A 15 de dezembro de 1992 é lançado o album "Intesticide", um disco de B-sides para compensar a ausência de um album de originais. Esse album é lançado no dia 21 de setembro de 1993, com o nome de "in-utero", e entrou em primeiro lugar nos tops da billboard.
No dia 18 de Novembro de 1993 gravaram o "MTV Unplugged in New York".
A banda acabou com a morte de Kurt Cobain no dia 5 de Abril de 1994, porém foram lançados posteriormente 4 albums.

5 comentários:

Cristina Frazão disse...

eu aki com sono e cansada e pedes-m pra ler isto tudo? lol mas va la que é interessante e acho bem k fales deles. ;) belo blog que tens aqui ;) Bjs

Anónimo disse...

Mto bacana essa biografia, uma grande banda e 3 grandes musicos que fizeram e o Dave continua mais no activo e a fazer ainda muito boa musica.
R.I.P. Kurt Cobain



Parabens pelo blog man continua assim ;).

Gxpto

Anónimo disse...

Sim sra o sô Kiko dá-lhe forte no mundo da música xD

Estou a ver que tenho de visitar este blog mais vizes visto que o gosto por música é muito parecido hehe =)

Bom blog =D **

Maria Araújo disse...

Gostei imenso Sr.kiko...!Não está maçudo,está fluentemente bem escrito e com conteúdo muito interessante!
Confirmei que sabia muito pouco acerca dos Nirvana...
resta-me pois agradecer-te por me teres dado a conhecer um bocadinho (bem grande) desta lendária banda :) Thanks!!

Bjinho^^

Parabéns!

Ana Melita disse...

Um Post Biografico! Tens jeito primo:P

A sério, conseguiste dar a conhecer o essencial da história da banda! Pois certamente haverá muito mais para desbravar...mas o que nos revelaste é bastante informativo e esclarecedor!

Fica bem...