quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pare, Escute, Olhe de Jorge Pelicano


Esta semana, na minha faculdade (FCT UNL), está a decorrer um evento anual, a Jortec ou Jornadas Tecnológicas. É basicamente uma semana em que há jobshops e em que alguns alunos dos diferentes cursos organizam uma série de palestras com temáticas alusivas ao que se faz nas licenciaturas ou, segundo Bolonha, mestrados integrados. Estas palestras têm o apoio de alguns professores e/ou figuras mediáticas que são convidadas a falar sobre certos e determinados temas.
O dia do meu curso (Engenharia do Ambiente) foi hoje e tratou da temática de Ordenamento do Território. Um dos convidados foi o realizador português Jorge Pelicano, que realizou um documentário sobre o encerramento da linha do Tua devido à construção da barragem do Foz-Tua. Para quem não está dentro do assunto esta obra é um crime a nível ambiental, patrimonial e principalmente cívico já que se trata de uma linha ferroviária que, para além do significado histórico, é o único meio de comunicação para uma população envelhecida em algumas zonas transmontanas (já para não falar do impacte ambiental no património português ao qual ninguém liga patavina e muito menos gente da politica que só se move por interesses monetários, mesmo que sejam muito pouco rentáveis).
O filme chama-se Pare, Escute, Olhe e tendo visto alguns excertos, fiquei bastante sensibilizado e interessado em vê-lo, é pena estar em poucos cinemas...estas coisas não vendem e já se sabe como é.


Deixo-vos o trailer oficial no site oficial onde podem encontrar mais informação sobre o filme e campanhas de sensibilização.


1 comentário:

Ana Melita disse...

Muito bom!

Acho realmente importante a realização de iniciativas dessas! Principalmente pelas universidades que movem centenas de milhar de pessoas! :)

Parabéns à FCT UNL e ao teu curso pela óptima escolha! :)