quinta-feira, 6 de junho de 2013

dos protestos vestidos de vermelho na turquia

Olho para as manifestações turcas e transporto-as para cá. Teríamos a força e a convicção necessária e semelhante para lutar por um dos últimos parques da cidade? Não sou apologista da violência, mas como seria se todos os ambientalistas e não ambientalistas que não querem a barragem do tua, por exemplo, forçassem a paragem das obras? Será este o plano z? Claro que a destruição de gezi é um motivo que esconde e fez desencadear muitos outros, como se tratasse da gota que fez entornar a água do copo. E nós? Quantas gotas faltarão?

14 comentários:

Diogo Martins disse...

Esperemos que não falte um copo inteiro :x

Anónimo disse...

Mas já viste o tamanho das obras no Tua? Isso lá cabe no umbigo de alguém!

efemota disse...

E que o copo não seja grande Diogo!

humming, o problema é mesmo esse, não afectar mais umbigos, era manifestações cheias em vez de três ou quatro gatos pingados..

Diogo Martins disse...

Epá eu não queria formular isto desta maneira, mas nós cá temos "bons manifestantes". Temos pessoas que até se agarram bem às causas, o problema é que acho que ainda temos o estigma da falta de espontaneidade em organizar algo de forma independente, sem partidos, sem sindicatos e sem movimentos (neste caso até acaba por ser ambíguo).

Acho que é isso que nos falta...

efemota disse...

Concordo, e também o facto de, no momento de estarem presentes nestas manifestações, não estão, embora apoiem a causa. Faço parte de uma ong que tem estado bem activa na luta contra a barragem do tua, e nas manifestações que organizamos, conjunta com outras ongas, somos sempre pouquíssimos. Divulgamos bem a coisa, e no facebook há muitos apoiantes que dizem que vão estar presentes, mas depois é o que se vê :P somos os ambientalistas, como dizem os jornais.

Uma vez na assembleia até enviaram para lá uns policias com grades para não irmos para a escadaria, e éramos umas 15 pessoas no máximo ahaha

Diogo Martins disse...

Vocês são perigosos, vejam lá vocês que até precisam de grades :P

efemota disse...

ahaha as grades revelaram-se bastante úteis para que um cartaz se aguentasse em pé!

Anónimo disse...

O que vou dizer está a meio caminho do desabafo e do arranjar desculpas, mas por agora é a minha constatação.
Faço parte dos do umbigo cheio que não se metem em manifestações , apesar de algumas me terem chamado a vontade (ali em cima ironizei contra mim mesma!). Por um lado desisti de achar que ainda temos alguma coisa nas nossas mãos; se nem da nossa Língua nos deixam tomar conta, quanto mais da nossa terra. Pior é que penso que é nossa culpa não nos deixarem tomar conta de nada. Penso que a maior parte do povo português vive a querer que alguém tome conta dele; que exista um papá ou uma mamã (na forma de Governo ou do que quer que seja) que lhe mude a fralda e passe o dodot, que o amamente e adormeça. A voz que sai do povo em geral é uma voz mimada, que se queixa de tudo e de nada, fazendo com que as vozes activas e maduras percam o espaço para dar a sua mensagem. E nas manifestações não faço ideia do que vou encontrar, que espírito vai lá estar e que eu vou representar. A personalidade da multidão é coisa que me arrepia e estar no meio dela, fazer parte dela, estala-me a identidade. É puro egoísmo. Com tudo isto, caí na mesma inércia (parada) da daqueles que eu critico. O melhor (ou pior) é que há tantas lutas quantas formas de lutar e com as ferramentas que sei usar posso dar-me ao luxo de escolher onde quero estar. Porém, gostava de ser menos complicada e de fazer número com pessoas que acreditam e fazem por isso. Talvez precise de experimentar. Vou procurar essa página de que falas.

efemota disse...

Também não vou a todas, às da crise só fui a uma, aquela dos artistas. Também acho que temos mão em muito pouca coisa, mas há coisas em que não quero desistir, como o tua. Eu acho mais que é uma mistura da nossa culpa e de grandes interesses que continuam a prevalecer nestes e noutros casos. Se tivéssemos governantes com boas decisões e que lutassem pelo bem do país não estaríamos nesta situação, acho eu :p

Sim, concordo com isso da voz mimada, é por isso mesmo que não vou às manifs da crise, porque não estou devidamente informado para ter uma boa e clara opinião (embora vá dando os meus bitaites). Vou às do tua porque sinto que tenho de ir fazer o meu dever cívico e porque nesse caso sei do que se trata e tenho uma opinião clara.

Estas manifestações mal podem ser chamadas manifestações, somos um grupinho que se junta com uns cartazes, é muito pacifico. A pior coisa que fizemos foi largar uns balões negros na sede da edp hehe. Da última vez, ao pé da estação de sta apolónia, foi a mais fixe porque no fim passaram por nós a malta da massa crítica e um grupo de percussão que nos fez ecoar um pouco mais alto e de forma mais animada :) é mesmo na boa, se te quiseres juntar a nós.

A página do facebook que falei chama-se Pelos rios livres - sem mais barragens (é do Geota) e, já agora, passo a publicidade a um projecto meu e de uns amigos com o nome de 2graus, que pretende tornar estes problemas ambientais mais próximos das pessoas através de marketing de guerrilha e de rua e também ser uma cara mais jovem, que as outras ongas infelizmente não são. Temos é estado parados, mas espero que consigamos levar a coisa para a frente. Podes encontrar ambas as páginas no facebook ;)

Anónimo disse...

Eu estive mesmo, mesmo, mesmo para participar numa manifestação pela Amnistia Internacional. Não me lembro do quê. É bem possível que esses um dia me consigam tirar de casa. Já me metem a escrever cartas... Olha, se algum dia o vosso grupo adoptar a estratégia de encher a EDP com cartas a reivindicar o Tua, contam comigo. (E às tantas eu e os meus anos íamos destoar do vosso jovem grupo... snif... - Oh, agora veio-me uma piada seca, por causa do "destoar" e do "desTuar", mas vou-me conter, porque das piadas secas à senilidade é um passinho).

efemota disse...

O geota uma vez meteu as pessoas a escrever para o primeiro ministro, só que não sabemos se houve muita gente ou não, mas a edp também é uma ideia! ahaha, isso da idade não é verdade, no geota há muitas pessoas de meia idade, o presidente, que foi meu prof, o Joanaz de Melo, anda sempre nestas coisas e tem mais de 50! Na 2graus, somos só estudantes, mas acho que o mais velho tem 27, embora só o tenha descoberto há pouco tempo ehehe, mas eu tenho 24, tu não deves ser muito mais velha, digo eu. Nas manifestações há pessoal de todas as idades, há uma senhora que vem sempre do Tua e deve ter uns 50 e tal. Por isso vai estando atenta que pode ser que tenhas coragem para aparecer :P mas esse destuar é óptimo, acho que vou usar! ahaha

Anónimo disse...

Nasci há 27 anos.

Sei que o meu comentário foi extraordinariamente passivo, mas desde que falámos sobre isto tenho andado a estudar qual dos parques de campismo fica mais perto de Foz Tua. Tenho de ir, apaixonar-me e mover-me com isso. Espero não ir tarde de mais.

efemota disse...

Olha eu acho que no verão não é a melhor altura para ir, é um forno. Eu já lá fui uma vez fazer rafting, o geota costuma organizar idas lá, a última vez foi há poucas semanas, não fui porque tava a finalizar a tese. Eu acho que assim que fores lá, passeares pela linha ficas apaixonada pelo vale do tua e dás-te conta do enorme crime que a barragem é (fora o facto de não ser necessária). Quando fui ficamos hospedados numa pousada em alijó muita fixe e barata, mas também podes ir acampando ao longo da linha :)

Anónimo disse...

No ano passado prometi a mim mesma não me esquecer do horror que é acampar no Verão. Gosto de frio, dou-me muito mal com o calor. Mas este ano dizem que vai ser um Verão mais fresco e talvez dê para aproveitar. Vamos ver! Agora tenho coisas para fazer, mas quando estiver de férias vou ponderar isso.

Acredito que seja lindo! Estou mesmo curiosa.