quinta-feira, 15 de agosto de 2013

sobre o museu berardo, para me lembrar do porto

Depois de ler esta notícia comecei a pensar no museu berardo no ccb. Não conheço nenhum outro museu em lisboa que se compare ao museu berardo em termos de arte contemporânea, talvez existam, não fui, de longe, a todos os museus lisboetas. No museu berardo visitei exposições óptimas, lembro-me agora de uma magnifica dos gémeos (autores do famoso grafiti da fontes pereira de melo) e outra sobre os filmes e gravações de Andy Warhol. Pondo as coisas de uma forma mais simples, são umas quantas exposições temporárias por ano e outras duas, penso, permanentes, que fazem parte da colecção do empresário e coleccionador, já para não falar do facto de serem todas gratuitas. Haver um grande pólo de arte contemporânea sempre gratuita em lisboa é um enorme privilegio, é dizer não há esforço em cultivarem-se. Para além do que belém é um local óptimo para se passar uma tarde, tem outras coisas boas para ver, o próprio ccb é um espaço bem agradável, cultural e sempre com coisas a acontecer. Só me recordo de um museu capaz de ser melhor, serralves, aqueles jardins acentuam a diferença. ponto. Só estive uma vez em serralves e realmente, só de pensar, sou incapaz de adjectivar, caramba tenho de voltar. Neste aspecto acho que o porto ganha. Volto a repetir, tenho de revisitar o porto, e de uma forma mais continua.

Sem comentários: